Debate no Cedes discute contribuição da pedagogia restaurativa para enfrentar violência nas escolas.

O Centro de Estudos e Debates Estratégicos (Cedes) da Câmara dos Deputados irá realizar um debate na próxima terça-feira (24) sobre a contribuição da pedagogia restaurativa no combate à violência nas escolas. Até o mês de abril deste ano, já haviam sido registrados 24 ataques a instituições de ensino.

A audiência acontecerá no plenário 16, a partir das 16 horas, e foi solicitada pelos deputados Reimont (PT-RJ), Professora Goreth (PDT-AP) e Jorge Goetten (PL-SC). A pedagogia restaurativa é uma metodologia que busca promover a paz por meio de uma abordagem educacional focada na construção de relações saudáveis e na resolução de conflitos, priorizando o diálogo e a empatia.

A deputada Professora Goreth destaca a necessidade de um debate multidisciplinar frente à crescente preocupação com a violência nas escolas brasileiras. Ela cita o exemplo do Amapá, que possui uma iniciativa exemplar de promoção da cultura da paz baseada na teoria da pedagogia restaurativa.

O combate à violência escolar também é tema de um estudo em andamento no Cedes da Câmara, que está sendo relatado pelo deputado Da Vitória (PP-ES).

O Cedes é um órgão técnico-consultivo da Câmara dos Deputados que se dedica à análise e discussão de temas inovadores ou com potencial de transformação na realidade econômica, política e social do Brasil. Desde sua criação em 2003, foram publicados 27 estudos, muitos dos quais foram transformados em legislação ou incorporados pelas autoridades governamentais.

O colegiado é composto por 23 parlamentares e é presidido pelo deputado Da Vitória. As publicações do Cedes estão disponíveis para download gratuito em seu site ou podem ser adquiridas na Livraria da Câmara.

Portanto, o debate proposto pelo Cedes será uma oportunidade importante para discutir estratégias e soluções no enfrentamento à violência nas escolas, por meio da aplicação da pedagogia restaurativa. A expectativa é que essa abordagem educacional contribua para a construção de um ambiente escolar mais seguro e favorável ao desenvolvimento dos estudantes.

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