Projeto de Lei institui o ‘Ano Nacional Fernando Sabino’ em comemoração aos 100 anos do escritor brasileiro

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (17), o Projeto de Lei 2626/23, da deputada Bia Kicis (PL-DF), que institui o ano de 2023 como “Ano Nacional Fernando Sabino”, em comemoração aos 100 anos do seu nascimento.

O relator da proposta, deputado Rodrigo Valadares (União-SE), ressaltou a importância de Sabino para a cultura brasileira. “Autor de quase 50 obras literárias publicadas e centenas de contribuições, contos e crônicas, Fernando Sabino marcou a história do Brasil como um de seus maiores escritores”, disse.

Entre as principais obras de Fernando Sabino estão O Encontro Marcado, O Homem Nu e O Grande Mentecapto, este último vencedor de um prêmio Jabuti.

A proposta também estabelece que, a critério da autoridade competente, poderá ser emitido selo comemorativo referente ao centenário.

O projeto foi analisado em caráter conclusivo e, portanto, poderá seguir direto para o Senado, a não ser que haja recurso para votação, antes, pelo Plenário da Câmara.

Fernando Sabino, um dos maiores escritores brasileiros, será homenageado em 2023. A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (17), o Projeto de Lei 2626/23, de autoria da deputada Bia Kicis (PL-DF), que propõe instituir o ano de 2023 como o “Ano Nacional Fernando Sabino”.

Rodrigo Valadares (União-SE), relator da proposta, destacou a relevância de Sabino para a cultura do Brasil. Com quase 50 obras literárias publicadas e centenas de contos e crônicas, Fernando Sabino deixou sua marca na história literária do país.

Dentre suas obras mais conhecidas estão O Encontro Marcado, O Homem Nu e O Grande Mentecapto, este último premiado com o Jabuti.

O projeto também prevê a possibilidade de emissão de um selo comemorativo em referência ao centenário de Sabino.

Aprovado em caráter conclusivo pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), o projeto de lei segue agora para o Senado, a menos que haja recurso para votação pelo Plenário da Câmara.

Assim, 2023 será um ano de celebração em homenagem a este renomado escritor brasileiro, cujas obras marcaram a cultura do país. O “Ano Nacional Fernando Sabino” será uma oportunidade para conhecer, valorizar e relembrar a contribuição desse importante autor para a literatura brasileira.

Fonte: Autores desconhecidos

Sair da versão mobile