Durante o programa, Stiglitz abordará a necessidade de um novo contrato social visando a redução da desigualdade social e salarial. Segundo ele, dentro do atual quadro individualista, é fundamental que as pessoas percebam que se beneficiarão de uma sociedade mais igualitária, que também impulsionará um melhor desempenho econômico.
Para o economista, é do interesse dos mais ricos aceitar uma diminuição salarial, pois a disfuncionalidade do populismo afeta até mesmo os ricos. Ele enfatiza que a criação de uma sociedade mais igualitária é benéfica para todos, inclusive para esses indivíduos, e que isso contribuirá para a formação de pessoas menos egocêntricas.
A bancada de entrevistadores do programa será composta por Alex Ribeiro, repórter especial do Valor Econômico, Laura Karpuska, professora do Insper, Jefferson Nascimento, coordenador de Justiça Social e Econômica na Oxfam Brasil, Vilma da Conceição Pinto, diretora da IFI, e Vinicius Torres Freire, colunista e editorialista da Folha de S. Paulo. Além disso, contará com a participação do cartunista Luciano Veronezi.
O programa será apresentado por Vera Magalhães e será transmitido às 22h pela TV Cultura, em seu site, no app Cultura Play e nas redes sociais X (o antigo Twitter), YouTube, Tik Tok e Facebook.
Assista ao programa completo:
[Inserir link para o programa completo]
[Inserir figura relacionada ao programa]