Governo brasileiro aguarda abertura da fronteira para evacuação de brasileiros e imigrantes palestinos em Faixa de Gaza

No último domingo (15), o governo brasileiro divulgou que um total de 28 brasileiros e imigrantes palestinos estão prontos para serem evacuados da Faixa de Gaza. Entre essas pessoas, estão 14 crianças, 8 mulheres e 6 homens adultos. De acordo com as informações mais recentes, 10 deles estão na cidade de Rafah, que faz fronteira com o Egito, e os outros 18 estão em Khan Younes, um pouco mais ao norte. Essa lista inclui 22 cidadãos brasileiros, 3 imigrantes palestinos e 3 palestinos que possuem residência no Brasil.

No momento, o grupo aguarda a abertura da fronteira e a autorização do Egito para ingressar no país. Uma aeronave da Presidência da República, um VC-2 com capacidade para até 40 passageiros, além dos tripulantes, já se encontra em Roma, na Itália, à espera do momento oportuno para seguir viagem rumo ao Egito. O Ministério das Relações Exteriores, em Brasília, reafirmou que continua negociando com as autoridades egípcias para possibilitar a entrada dos brasileiros e seus familiares no Egito.

Até agora, a operação de resgate de brasileiros de Israel já conseguiu repatriar 916 pessoas e 24 animais de estimação. O quinto voo da operação “Voltando em Paz” chegou ao Rio de Janeiro na madrugada deste domingo, trazendo 215 brasileiros. A ação continua sendo um esforço conjunto entre o governo brasileiro e outros países para garantir a segurança e o retorno de seus cidadãos que estão na região afetada pelo conflito entre Israel e Palestina.

A situação na Faixa de Gaza é extremamente delicada, com ataques aéreos e bombardeios constantes, o que tem colocado em risco a vida de milhares de pessoas. Nesse contexto, o governo brasileiro tem trabalhado intensamente para trazer seus cidadãos de volta ao país, assim como tem se esforçado para garantir o acesso de outros países à região para resgatar seus respectivos cidadãos.

A operação de resgate tem sido um desafio, dado o cenário de instabilidade e a complexidade das negociações com as autoridades egípcias. No entanto, o governo brasileiro segue empenhado em viabilizar a entrada dos brasileiros e de seus familiares no Egito, a fim de garantir sua segurança e bem-estar. Essa iniciativa é mais uma demonstração do comprometimento do governo com seus cidadãos, tanto no Brasil quanto no exterior.

Sair da versão mobile