Até o momento, quase 500 brasileiros já retornaram do solo israelense nos três voos organizados pelo governo brasileiro desde o início dos confrontos entre o Hamas, grupo político e militar que controla a Faixa de Gaza, e Israel. Outras aeronaves estão se preparando para repatriar mais brasileiros. Um avião KC-30 (Airbus A330) decolou de Roma, na Itália, com destino a Tel Aviv, capital de Israel e onde fica o Aeroporto Internacional Ben Gurion.
A FAB também está se preparando para fazer a primeira repatriação de brasileiros que estão na Faixa de Gaza. Uma aeronave VC-2 (Embraer 190) está pronta no Aeroporto de Roma, aguardando o sinal verde das autoridades egípcias para a operação. O avião pousará no Egito, já que a expectativa é que os brasileiros saiam pelo posto de fronteira de Rafah, que conecta Gaza com a Península do Sinai, no território egípcio.
Em entrevista à TV Brasil, o embaixador do Brasil no Egito, Paulino Franco de Carvalho Neto, afirmou que pelo menos 22 brasileiros que estão em Gaza manifestaram o desejo de sair. Ele também informou que Rafah foi bombardeado três vezes nesta semana.
A operação de repatriação dos brasileiros em meio aos conflitos em Israel tem sido realizada para garantir a segurança e o bem-estar dos cidadãos brasileiros que estão em território estrangeiro. O governo brasileiro tem acompanhado de perto a situação e buscado todas as medidas necessárias para trazer os brasileiros de volta ao país. É importante ressaltar o trabalho e a dedicação das equipes envolvidas na Operação Voltando em Paz, que têm se empenhado para garantir o sucesso dessa missão humanitária.