Ataque a tiros em quiosque da Barra da Tijuca vitima médicos ortopedistas durante congresso internacional

Imagens de uma câmara de segurança mostram o momento em que quatro médicos ortopedistas foram alvo de um ataque a tiros em um quiosque na praia da Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio de Janeiro, na madrugada desta quinta-feira (5).

Os médicos estavam participando do 6º Congresso Internacional de Cirurgia Minimamente Invasiva do Pé e Tornozelo, evento internacional com apoio da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé. Infelizmente, três dos médicos não resistiram aos tiros e faleceram no local. O quarto médico está internado no Hospital Municipal Lourenço Jorge, também localizado na Barra da Tijuca.

O ataque aconteceu por volta de 4h da manhã. Segundo informações preliminares, os médicos estavam em um quiosque da região quando foram surpreendidos pelos disparos de arma de fogo efetuados do interior de um automóvel. Foram disparados pelo menos 20 tiros em um intervalo de 20 segundos.

Os médicos que faleceram foram identificados como Marcos de Andrade Corsato, Perseu Ribeiro Almeida e Diego Ralf de Souza Bomfim, que era irmão da deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP). Eles eram renomados profissionais da área de ortopedia e traumatologia e fizeram importantes contribuições para a especialidade. Marcos Corsato era médico assistente do grupo de Tornozelo e Pé do Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Perseu Almeida se especializou em cirurgia em pé e tornozelo pelo IOT da FMUSP. Diego Bomfim também tinha formação em reconstrução óssea pelo IOT do Hospital das Clínicas da FMUSP.

A Polícia Militar do Rio de Janeiro foi acionada para atender à ocorrência de homicídio na Avenida Lúcio Costa, na praia da Barra da Tijuca. A investigação está em andamento para identificar os responsáveis pelo crime.

A Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé lamentou a perda dos médicos. O Congresso Internacional de Cirurgia Minimamente Invasiva do Pé e Tornozelo também emitiu um comunicado expressando pesar pelo ocorrido.

A morte violenta desses profissionais da saúde choca a comunidade médica e traz à tona a preocupação com a segurança dos profissionais que atuam na área da saúde no Brasil. É fundamental que sejam tomadas medidas para garantir a proteção desses profissionais, que desempenham um papel essencial na sociedade.

Esse trágico incidente serve como um lembrete de que a violência armada continua sendo um grave problema no país e é urgente a adoção de políticas eficazes para combater a criminalidade e garantir a segurança da população.

Sair da versão mobile