Plenário 2 da Ala Nilo Coelho é inaugurado com o nome de Sala Senador Marco Maciel, em homenagem à trajetória política do ex-vice-presidente.

Nesta quarta-feira (4), o Plenário 2 da Ala Nilo Coelho foi inaugurado com o nome Sala Senador Marco Maciel. A denominação é fruto do Projeto de Resolução do Senado (PRS) 38/2021, de autoria do senador licenciado Wellington Fagundes (PL-MT).

A viúva do homenageado, Anna Maria Maciel, e cerca de uma dezena de familiares prestigiaram o evento. O senador Fernando Dueire (MDB-PE) afirmou que o grande público na inauguração é um reflexo de quem Marco Maciel foi: um político que agregava, nas palavras do parlamentar.

“Hoje é dia de saudade, dia de homenagear a vida que serviu a outras vidas e que se dedicou, de coração e alma, a Pernambuco, ao nordeste e ao Brasil. Entre passagens e permanências, conto 16 senadores prestigiando o evento. Isso é Marco Maciel, esse homem que entendia que nós tínhamos visões de mundo diferentes, caminhos diferentes, mas o que importava era o bem, o espírito público em favor do país e da política”, disse Dueire.

Para Wellington Fagundes, a trajetória política de Marco Maciel foi inspiradora. “Eternizamos agora esse nome aqui nesta sala, reservada principalmente às CPIs, que têm o objetivo de esclarecer a população. Que esse ambiente seja também marcado pelo entendimento e pela busca na convergência nos debates dos grandes temas de interesse nacional”, disse o autor da proposta de homenagem.

Também compuseram a mesa e discursaram em homenagem a Marco Maciel o senador Jayme Campos (União-MT), relator do projeto de resolução; a vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause (que, emocionada, se assumiu “macielista”); e o ex-secretário da Receita Federal e primo do homenageado, Everaldo Maciel.

Vida dedicada à política

Nascido em 1940 no Recife, Marco Maciel atuou na política por 50 anos. Sua carreira começou enquanto cursava faculdade, ao presidir a União dos Estudantes de Pernambuco, em 1963. Três anos depois, em 1966, foi eleito deputado estadual.

De visão liberal, mas conciliador, foi um dos líderes da Frente Liberal, que apoiou a candidatura de Tancredo Neves. O movimento foi o embrião do Partido da Frente Liberal (PFL), atual Democratas. Tem três livros sobre liberalismo publicados. Elegeu-se deputado federal por três vezes, tendo presidido a Câmara dos Deputados, e foi senador por Pernambuco duas vezes. Foi vice-presidente da República nos oito anos de mandato do governo Fernando Henrique Cardoso.

Marco Maciel era conhecido na política pela discrição, influência e capacidade de negociação. Morreu em 2021, aos 80 anos, no Distrito Federal. Seu corpo foi velado no Salão Negro do Senado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: https://www.example.com

Sair da versão mobile