Segundo Danielle Aparecida da Silva, coordenadora do BLH do IFF/Fiocruz, o estado de São Paulo é o que detém o maior número de bancos, com 58, e também tem 50 postos de coleta. Já o Distrito Federal (DF) é a única unidade federativa que alcançou autossuficiência em leite humano, não utilizando mais fórmulas nas unidades hospitalares devido ao volume de leite doado ser suficiente para alimentar os recém-nascidos prematuros.
Somente em Brasília, no ano passado foram coletados 15.171 litros de leite humano, provenientes de 5.578 mães, que foram utilizados para alimentar 14.577 recém-nascidos prematuros internados nas unidades neonatais de terapia intensiva. Ao longo dos anos, foram coletados no Brasil um total de 3.432.709 litros de leite humano, beneficiando 3.504.381 prematuros.
A doação de leite humano é de extrema importância, como ressaltou a enfermeira Maíra Domingos, que foi doadora durante o primeiro ano de vida da sua filha e voltou a doar agora com o segundo filho. Ela afirma que cada gota de leite doado é um cuidado, uma esperança para os bebês que estão na UTI neonatal e suas famílias. Maíra sempre incentiva outras mulheres a doarem leite, pois cada gotinha faz a diferença para os bebês.
As comemorações pelo aniversário de 80 anos do Banco de Leite Humano começarão no Salão Nobre do Colégio Brasileiro de Altos Estudos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no Flamengo, zona sul do Rio. Na ocasião será apresentado o planejamento para os próximos anos e será discutido o aleitamento materno na rede de bancos de leite humano e o protagonismo da mulher nessa ação.
Além disso, será discutida a tecnologia aplicada nos bancos de leite humanos, e será firmada uma proposta de convênio com o Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), de Minas Gerais. Também será lançado um curso de especialização em aleitamento materno para o Sistema Único de Saúde (SUS) e para a Rede de Bancos de Leite Humano da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (rBLH – CPLP). Será apresentado o Observatório da Rede BLH, que vai avaliar o crescimento da rede em tempo real.
A celebração pelos 80 anos do Banco de Leite Humano também terá eventos regionais até 2024, com destaque para o 7º Congresso Brasileiro de Bancos de Leite Humano e o 4º Fórum de Cooperação Técnica Internacional em Banco de Leite Humano, que terão o tema central de Quatro décadas de inovação, solidariedade e da construção da excelência em Bancos de Leite Humano.
A programação das comemorações está sendo transmitida ao vivo pelo canal da rBLH no Youtube.