O senador Eduardo Girão (Novo-CE) ressaltou que o general Augusto Heleno ocupava o cargo de chefe do GSI antes do dia 8 de janeiro. Ele era responsável por coordenar as atividades de segurança da Presidência da República e das atividades de inteligência, já que a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) estava subordinada ao GSI.
Girão também destacou que a Abin emitiu informes para os integrantes do Sistema Brasileiro de Inteligência alertando sobre a possibilidade das manifestações do dia 8 tomarem um rumo ofensivo contra as instituições da República.
O depoimento do general Augusto Heleno está marcado para ocorrer na terça-feira, dia 26, a partir das 9 horas, no plenário 2 da ala Nilo Coelho, no Senado.
Além disso, a CPMI também irá ouvir Alan Diego dos Santos Rodrigues na quinta-feira, dia 28. Rodrigues foi condenado por colocar uma bomba em um caminhão-tanque de combustível próximo ao Aeroporto de Brasília. Vale ressaltar que a comissão já ouviu outros dois condenados pelo atentado, o empresário George Washington de Oliveira Sousa e o blogueiro Wellington Macedo de Souza.
O deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP) e o senador Izalci Lucas (PSDB-SF) lembraram que, em depoimento à polícia, Rodrigues afirmou ter recebido o explosivo no acampamento que estava localizado em frente ao quartel general do Exército. Os deputados Duarte Jr. (PSB-MA) e Duda Salabert (PDT-MG) acreditam que o depoimento de Rodrigues poderá esclarecer possíveis ligações com outros articuladores de atos antidemocráticos, que resultaram nas invasões às sedes dos três poderes.
O depoimento de Alan Rodrigues está agendado para ocorrer a partir das 9 horas, no plenário 2 da ala Nilo Coelho, no Senado.
É importante ressaltar que as informações aqui apresentadas são resultado do trabalho da Redação do ND.