Lula se reunirá com líder ucraniano Volodimir Zelensky durante Assembleia-Geral da ONU em Nova Iorque

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está com uma agenda cheia durante sua estadia em Nova Iorque, nos Estados Unidos, para participar da Assembleia-Geral da ONU. Além de se encontrar com o líder ucraniano Volodimir Zelensky, Lula também terá uma reunião com o presidente americano Joe Biden.

O encontro com Zelensky está marcado para a próxima quarta-feira, dia 20, no hotel onde o brasileiro está hospedado. A reunião contará com a presença do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, do assessor especial Celso Amorim e do líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT/BA).

Vale lembrar que os dois líderes tentaram se encontrar anteriormente, durante a cúpula do G7 em Hiroshima, no mês de maio. No entanto, houve desencontros nas agendas e o encontro acabou não acontecendo. Os brasileiros alegaram que Zelensky não apareceu, enquanto os ucranianos afirmaram que houve problemas para respeitar a agenda.

Além do encontro com Zelensky, Lula também terá uma reunião com Biden na quarta-feira (20). A pauta do encontro será o lançamento de um manifesto em prol do trabalho digno no século XXI, buscando estreitar as relações entre Brasil e Estados Unidos.

Antes dessas importantes reuniões, nesta segunda-feira (18), Lula teve um encontro com o presidente da Suíça, Alain Berset. Durante a reunião, os dois líderes discutiram o avanço de um acordo comercial entre o Mercosul e a Suíça. Logo em seguida, o ex-primeiro-ministro britânico Gordon Brown também foi recebido por Lula.

Nesta terça-feira (19), Lula irá se preparar para o discurso que fará na abertura do debate de alto nível da ONU. O presidente brasileiro terá a oportunidade de expor as perspectivas e preocupações do Brasil em relação aos desafios globais, assim como destacar as iniciativas do país para lidar com essas questões.

Com uma agenda tão movimentada, Lula está aproveitando sua participação na Assembleia-Geral da ONU para estabelecer contatos e discutir importantes temas da política internacional. O encontro com Zelensky e a reunião com Biden prometem ser momentos relevantes para fortalecer as relações do Brasil com a Ucrânia e os Estados Unidos.

Sair da versão mobile