A gerente de Informação e Inteligência de Dados da Embratur, Mariana Aldrigui, informou que os resultados serão atualizados mensalmente, como já vem ocorrendo desde o ano passado. No entanto, agora os gestores públicos, agentes do setor, jornalistas e demais interessados poderão acessar os dados diretamente, sem a necessidade de solicitar à Embratur.
Ainda segundo Mariana, os dados disponíveis na nova plataforma não são em tempo real, pois a Polícia Federal, responsável por verificar se os turistas anunciados como entrantes no país realmente ingressaram, produz relatórios mensais. Portanto, os dados terão um atraso de 15 a 20 dias. A Embratur também estuda adicionar novas funcionalidades à plataforma no futuro, como informações sobre a motivação e a duração das viagens internacionais ao Brasil.
As informações disponíveis no Painel de Dados do Turismo são fornecidas pela Receita Federal e pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Embora a Anac atualize diariamente informações sobre voos internacionais, a Embratur optou por consolidar mensalmente essas informações, a fim de evitar distorções nos relatórios.
Durante a apresentação da nova ferramenta, a gerente da Embratur destacou que de janeiro a agosto deste ano o Brasil já recebeu mais de 4 milhões de turistas internacionais, superando os números de todo o ano passado, quando o país recebeu 3,6 milhões de pessoas vindas do exterior.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, afirmou que a agilidade e a transparência na divulgação de informações do setor contribuem para a eficácia das políticas públicas e a segurança do setor privado. Ele ressaltou que com os painéis, as autoridades municipais e estaduais poderão monitorar a movimentação de estrangeiros de forma mais qualificada e melhorar a infraestrutura receptiva.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, também destacou a importância da plataforma para os gestores municipais e estaduais, especialmente em um momento em que o governo federal busca recompor o orçamento destinado à promoção do turismo. Ele afirmou que estão sendo elaborados programas de promoção internacional e fomento ao turismo interno.