Projeto de Lei propõe campanha de conscientização sobre a parvovirose canina para prevenir doenças em filhotes

No dia 06/09/2023, às 21:24, foi apresentado o Projeto de Lei 2007/23 que propõe a instituição de uma campanha nacional de conscientização sobre a parvovirose canina. O objetivo dessa campanha é informar a população sobre a transmissão, os sintomas, as formas de prevenção e o tratamento da doença. O texto está sendo analisado na Câmara dos Deputados e a regulamentação ficará a cargo do Poder Executivo.

A parvovirose é uma doença transmitida por fluidos de animais doentes e costuma afetar principalmente os filhotes de cães. Ela provoca sintomas como diarreia, vômitos e desidratação, podendo levar o animal à morte. Mesmo após a cura, há o risco de complicações futuras. A forma de prevenção mais eficaz é a vacinação polivalente.

Segundo o deputado Bruno Ganem, autor da proposta, “o melhor é adotar desde cedo medidas preventivas a fim de evitar a infecção”. Ele também orienta que “evitar o contato com outros cães antes da vacinação é também uma forma de tentar evitar a doença, e ao perceber qualquer sintoma, o tutor deve procurar um especialista imediatamente”.

O projeto segue em tramitação e será analisado pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Vale destacar que o projeto possui um caráter conclusivo, ou seja, a votação será feita apenas nas comissões designadas para analisá-lo, dispensando a deliberação no Plenário. No entanto, caso haja uma decisão divergente entre as comissões ou um recurso assinado por 52 deputados para a apreciação da matéria no Plenário, o projeto perde esse caráter conclusivo.

É importante ressaltar que esse projeto de lei visa à conscientização da população sobre a parvovirose canina, uma doença que pode ser grave e levar os cães à morte. Portanto, é fundamental que os tutores estejam informados sobre os riscos, sintomas e formas de prevenção, além de buscarem a vacinação adequada para seus animais. Acredita-se que a implementação de uma campanha nacional de conscientização trará benefícios significativos para o controle e prevenção dessa doença tão devastadora.

(Fonte: Parlamento Brasileiro)

Sair da versão mobile