Governador de Goiás e especialistas participam de audiência pública para debater reforma tributária na Comissão de Assuntos Econômicos

Na próxima quarta-feira (13), às 14h, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) realizará uma audiência pública interativa para discutir a reforma tributária. Dentre os participantes confirmados, está o governador de Goiás e ex-senador, Ronaldo Caiado. O debate ocorrerá na sala 19 da Ala Alexandre Costa e será transmitido ao vivo pela internet.

Além de Ronaldo Caiado, outros nomes já confirmaram presença, como Lúcio Bastos, do Instituto InvestBrasil, Vilson Antônio Romero, da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Anfip), e Tácio Lacerda Gama, professor de direito tributário.

A CAE, presidida pelo senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), vem debatendo e analisando a reforma tributária. A proposta de emenda à Constituição (PEC) 45/2019, que busca a simplificação e unificação da legislação tributária brasileira, já foi aprovada pela Câmara dos Deputados e agora aguarda votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde o senador Eduardo Braga (MDB-AM) será o relator.

O texto aprovado pelos deputados prevê a criação de dois fundos: um para compensar perdas relativas ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e outro para impulsionar o desenvolvimento regional. Além disso, ele estabelece regimes diferenciados para setores como saúde, educação, dispositivos médicos, transporte coletivo e produtos agropecuários, com alíquotas zeradas ou reduzidas em 60%.

Uma das características desta audiência pública é a sua interatividade. Os cidadãos poderão enviar perguntas e comentários por meio do telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e-Cidadania, onde as mensagens poderão ser lidas e respondidas pelos senadores e debatedores em tempo real. Vale ressaltar que o Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser utilizada como hora de atividade complementar em cursos universitários, por exemplo. O Portal e-Cidadania também é uma plataforma para os cidadãos expressarem suas opiniões sobre projetos em tramitação no Senado, além de enviarem sugestões para novas leis.

É importante salientar que a reprodução deste texto requer a citação da Agência Senado como fonte.

Sair da versão mobile