Senado aprova projeto de lei que obriga levantamento e divulgação da demanda por vagas na educação infantil.

O Senado aprovou, recentemente, o Projeto de Lei 2228/2020, que tem como objetivo tornar obrigatório o levantamento e a divulgação da demanda por vagas na educação infantil de crianças de até três anos de idade. A proposta determina que essa verificação seja realizada pelos municípios e pelo Distrito Federal, contando com o apoio dos estados e da União.

A medida foi apresentada pelo relator da Comissão de Educação (CE), Flávio Arns, do partido PSB do estado do Paraná. Durante o processo de análise do projeto, ele sugeriu uma emenda que substitui o condicionamento do repasse de recursos federais ao levantamento da demanda por vagas por uma regra mais suave.

A relatora na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) foi a Professora Dorinha Seabra, do partido União, que representa o estado de Tocantins. Ela também apoiou a sugestão do colega Flávio Arns.

A medida aprovada no Senado tem como objetivo garantir que haja um mapeamento eficiente das vagas disponíveis na educação infantil para crianças de até três anos. A partir desse levantamento, será possível ter um panorama real da demanda e adequar as políticas públicas para atender essa demanda de maneira mais eficaz.

A obrigatoriedade desse levantamento também visa auxiliar os municípios e o Distrito Federal na gestão e planejamento da oferta de vagas na educação infantil. Com essa informação em mãos, será possível direcionar recursos de forma mais precisa e equitativa, evitando a falta ou o excesso de vagas.

Apesar de aprovado pelo Senado, o projeto de lei ainda precisa passar pelo crivo da Câmara dos Deputados antes de ser sancionado. A expectativa é de que a proposta seja avaliada em breve pelos deputados.

Caso aprovada na Câmara, a lei representará um avanço importante na área da educação infantil, trazendo mais transparência e eficiência na gestão das vagas disponíveis. Além disso, contribuirá para que crianças de até três anos tenham acesso a uma educação de qualidade desde os primeiros anos de vida, garantindo o seu desenvolvimento integral.

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