Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na sexta-feira (1º). Segundo Kajuru, esse resultado coloca o Brasil em sexto lugar entre os 49 países que já divulgaram os resultados do primeiro semestre. Vale ressaltar que esse é o segundo trimestre consecutivo em que a economia brasileira cresce acima do esperado, uma vez que no primeiro trimestre o crescimento foi de 1,8%.
O senador destacou aspectos positivos no crescimento do PIB no segundo trimestre, como o crescimento da indústria, que havia apresentado um leve recuo no primeiro trimestre. Além disso, o setor de serviços manteve-se em alta. Já a agropecuária teve uma pequena queda de 0,9%, porém isso já era esperado, considerando o crescimento recorde de 21,6% no primeiro trimestre, o melhor resultado em 26 anos.
Outro ponto abordado por Kajuru foi a queda na taxa de desemprego. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua do IBGE, a taxa de desocupação ficou em 7,9% no trimestre, o menor resultado para o período desde 2014. Isso representa um recuo de 1,2 ponto percentual em relação ao mesmo período do ano passado.
Apesar de ainda haver uma grande quantidade de pessoas desocupadas, cerca de 8,5 milhões, o senador destaca o aumento significativo no número de pessoas trabalhando, atualmente um contingente superior a 99 milhões. Isso se deve, em parte, ao crescimento do setor de serviços, que é um forte empregador. A evolução do emprego também ajuda a explicar o aumento no consumo das famílias, que apresentou um crescimento de 0,9%, um dos fatores que contribuiu para o crescimento do PIB acima do esperado no segundo trimestre.
Esses dados econômicos demonstram uma melhora na economia brasileira e trazem perspectivas mais otimistas para o futuro. É importante ressaltar que essas informações foram divulgadas pela Agência Senado e podem ser reproduzidas, desde que seja citada a fonte.