“Resolvi pegar carona com um colega. Saímos um pouco mais cedo de manhã, mas ganhamos em termos de conforto. Principalmente o estresse nos engarrafamentos, que incomoda um pouco. E assim evitamos completamente [o tráfego]”, ele conta.
A medida adotada por Kevin tem como inspiração a Holanda, onde o sistema de caronas demonstrou sua eficácia. Nesse programa, Kevin recebe €2 por cada viagem não realizada no seu carro na hora do rush. Essa iniciativa, denominada de “ecobônus”, é sem precedentes, segundo explica Sébastien Le Prêtre, vice-governador da metrópole de Lille e responsável pela mobilidade e pelos transportes públicos.
“Não seremos os primeiros a iniciar [o projeto] na Europa, pois nossa fonte de inspiração foi a Holanda, onde o sistema demonstrou sua eficácia. À nossa escala, seremos a primeira cidade na França a embarcar nesta experiência que durará nove meses”, explica Le Prêtre.
Essa medida, que visa a preservação do meio ambiente, tem sido alvo de críticas por parte dos ecologistas. Pauline Sgard, vereadora em Villeneuve d’Ascq e presidente do grupo ambientalista de oposição em Lille, é uma das críticas dessa iniciativa dita ecológica.
Essa experiência terá duração de nove meses e tem como objetivo principal a redução do tráfego nos horários de pico, além de incentivar a carona e diminuir a emissão de gases poluentes na atmosfera. A expectativa é de que outras cidades na França se inspirem nessa medida ecológica e a adotem em breve.
No momento, Kevin e seu colega de trabalho estão satisfeitos com a decisão de compartilhar o transporte para o trabalho. Eles conseguiram reduzir o tempo gasto no trânsito e também estão contribuindo para a preservação do meio ambiente. Resta esperar os resultados dessa iniciativa ecológica em Lille e se outras cidades seguirão o exemplo.