Para reforçar essa recomendação, o secretário está convocando a população para comparecer aos postos de saúde no Dia D de Multivacinação, que acontece hoje (2). Além de atualizarem suas cadernetas de vacinação, as pessoas devem aproveitar a oportunidade para tomar a vacina bivalente, principalmente aqueles acima de 60 anos, visando reforçar a imunização contra a covid-19.
No Rio de Janeiro, já foi registrado o primeiro caso da nova linhagem da subvariante Ômicron, a Éris ou EG.5.11(23). Esse caso foi notificado ao Centro de Informações Estratégicas de Vigilância da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (CIEVS/SES-RJ) na última quarta-feira (30), após confirmação pelo Laboratório de Vírus Respiratórios, Enterovírus e Emergências Virais do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz).
Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, o paciente, de 46 anos, não recebeu a dose de reforço da vacina bivalente contra a covid-19. Por isso, a recomendação é que todas as pessoas maiores de 12 anos tomem essa dose de reforço, que é fundamental para a proteção contra casos graves da variante Ômicron.
A SES-RJ também informou sobre dois casos mais recentes, envolvendo uma paciente do sexo feminino, de 34 anos, e um bebê do sexo masculino, de um ano de idade. Esses casos provavelmente foram de pessoas que contraíram a doença fora do Rio. Tanto a paciente quanto o bebê apresentaram sintomas cerca de uma semana após retornarem de uma viagem à Chapada dos Veadeiros, em Goiás.
As amostras coletadas foram analisadas pelo Laboratório de Virologia Molecular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que concluiu que se tratavam de casos de infecção importada, seguidos de infecção intradomiciliar. Felizmente, ambos estão se recuperando bem.
Diante desses casos e da situação da nova subvariante Ômicron, é fundamental que a população se proteja e tome todas as medidas necessárias para evitar a disseminação do vírus. A vacinação é uma das principais formas de prevenção e a vacina bivalente está disponível nos postos de saúde. É importante que todos compareçam aos postos e se imunizem, fortalecendo assim a proteção contra a covid-19.