O Programa Senado Jovem Brasileiro, que engloba o Projeto Jovem Senador e o Concurso de Redação do Senado Federal, foi estabelecido por meio da Resolução 42/2010. Com o objetivo de proporcionar conhecimento sobre a estrutura e o funcionamento do Poder Legislativo no Brasil, o programa é direcionado aos estudantes do ensino médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal, com idade de até 19 anos.
Em decorrência da pandemia, o Programa Senado Jovem Brasileiro precisou ser interrompido por dois anos consecutivos. No entanto, em 2023, alcançou um importante marco ao completar dez edições, representando uma significativa fonte de inspiração para a juventude brasileira.
Criado em 2010, o Jovem Senador, um dos componentes do Programa Senado Jovem Brasileiro, tem como proposta principal proporcionar aos estudantes do ensino médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre a estrutura e o funcionamento do Poder Legislativo. Para tanto, os alunos selecionados participam de atividades e debates que visam estimular o interesse e o engajamento cívico.
Já o Concurso de Redação do Senado Federal, também integrante do Programa Senado Jovem Brasileiro, é outra iniciativa que busca envolver os jovens estudantes na discussão e reflexão acerca dos temas relevantes da atualidade. Por meio de redações, os participantes têm a oportunidade de expressar suas ideias e opiniões sobre os assuntos em debate, desenvolvendo habilidades de escrita e argumentação.
Com a retomada do Programa Senado Jovem Brasileiro em 2023, após o período de interrupção devido à pandemia, é possível valorizar ainda mais a iniciativa que tem contribuído significativamente para a formação, conscientização e engajamento dos jovens brasileiros. Ao completar dez edições, o programa demonstra sua relevância e seu impacto na sociedade, inspirando os jovens a participarem de forma ativa e responsável na construção de um país mais democrático e justo.