O objetivo do projeto é levar gabinetes itinerantes às cidades para conversar com a população local, entidades e gestores. Dessa forma, o Estado poderá compreender as principais demandas regionais, desenvolver soluções para problemas reais e fortalecer as potencialidades locais.
O Gabinete 3D permitirá ao Governo de São Paulo identificar os pontos de melhoria e crescimento de cada região, promovendo uma discussão regionalizada. Para a gestão estadual, o diálogo proporcionado pelos encontros dos secretários com líderes locais será fundamental para compreender e resolver problemas, melhorando os serviços e agindo com a urgência necessária para cuidar das pessoas.
A primeira pasta a participar dessa iniciativa foi a Secretaria de Estado da Saúde (SES), uma vez que a saúde é uma preocupação importante da população e os objetivos do Gabinete 3D estão alinhados com o projeto de Regionalização da Saúde, já em andamento desde o início do ano.
A Regionalização tem como objetivo reorganizar as unidades de saúde e os investimentos de acordo com as necessidades e demandas de cada região. O “Gabinete 3D – Saúde” concentra diversas ações para promover a aproximação das lideranças, gestores públicos e servidores das redes de saúde dos municípios e das entidades ligadas à área.
Para isso, a SES tem promovido encontros do secretário de Saúde, Eleuses Paiva, com lideranças políticas locais, administradores de hospitais e visitas às unidades de saúde da região. Eleuses enfatiza a importância de oferecer uma saúde pública de qualidade e destaca que o Gabinete 3D permite compreender de perto as necessidades e construir uma nova saúde de forma personalizada para cada município.
Após o processo de escuta e análise, a pasta definirá soluções e ações adequadas às necessidades de cada região. Por exemplo, um paciente que vive em um pequeno município no interior e necessita de hemodiálise duas vezes por semana enfrenta a dificuldade de ter que percorrer 450 km até a cidade mais próxima com os equipamentos adequados. Com a regionalização da saúde em vigor, espera-se que esse paciente e outros cidadãos da região possam receber o tratamento necessário em um local mais próximo.
Para identificar os principais gargalos e demandas da saúde nos municípios, a Secretaria da Saúde tem realizado oficinas em diferentes macrorregiões do Estado, com a participação de gestores locais. Recentemente, foi realizada uma dessas oficinas em Santos, no litoral paulista, onde o secretário anunciou a abertura de 350 leitos SUS para a população da Baixada Santista.
Essas ações fazem parte de um processo de 18 meses, custeado inteiramente pelo Governo de São Paulo, que beneficiará cinco unidades de saúde na região. Anteriormente, as Oficinas passaram por Bauru, Taubaté, Marília, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Araçatuba e Ribeirão Preto. A próxima parada será na região de Campinas.
O Gabinete 3D é uma importante iniciativa do Governo de São Paulo para resolver problemas regionais e promover o desenvolvimento em todas as áreas. Com o diálogo e a proximidade entre as lideranças locais e os secretários de estado, busca-se não apenas entender as demandas e necessidades de cada cidade, mas também tomar ações efetivas para melhorar a qualidade de vida da população.