Desenvolvedores brasileiros partem rumo à Alemanha em busca de parcerias no mercado de jogos.

Uma comitiva composta por 60 desenvolvedores brasileiros viajou até Colônia, na Alemanha, para participar da Gamescom, um dos eventos mais relevantes da indústria dos jogos eletrônicos. A presença dessa equipe faz parte de um projeto de internacionalização do setor, que conta com a parceria da Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (ApexBrasil), da Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Games (Abragames) e do Ministério da Cultura (Minc).

Com início na última quarta-feira (23) e duração prevista até domingo (27), a Gamescom é uma oportunidade para empresas como a Aoca Game Lab estabelecerem parcerias comerciais. Fundado em 2016, em Salvador, o estúdio é responsável pela criação do jogo “Árida”, que tem como protagonista uma jovem de 13 anos chamada Cícera, que vive no sertão brasileiro no final do século 19 e embarca em uma jornada em busca do povoado de Canudos. De acordo com o CEO Filipe Pereira, a série é um encontro entre o universo ficcional de “Árida” e um importante evento histórico para a formação da identidade do Brasil.

Inicialmente lançado para computadores em 2019, o jogo “Árida” foi muito bem recebido pelo público, o que levou à sua versão para dispositivos móveis e à tradução para 12 línguas, além do português e inglês. Agora, Pereira busca ampliar as possibilidades de comercialização desse projeto histórico e garantir a continuação da série. “Nosso objetivo é conseguir novos pontos de venda e distribuição para o jogo, além de buscar parcerias para a produção de ‘Árida 2′”, afirma o CEO.

De acordo com informações do Ministério da Cultura, o mercado de games no Brasil gera uma receita anual superior a US$ 2,3 bilhões. Além disso, 25% das empresas atuantes nesse setor no país são internacionais. Desde 2014, o número de estúdios nacionais dedicados à produção de jogos eletrônicos mais do que quintuplicou, passando de 200 para mais de mil.

A presença dos desenvolvedores brasileiros na Gamescom é uma demonstração do crescimento e da cada vez maior relevância da indústria de jogos eletrônicos no país. Além de impulsionar a economia, esse setor também contribui para a disseminação da cultura brasileira através de suas narrativas e personagens. A participação na Gamescom é apenas um dos passos de um projeto que visa consolidar o Brasil como um importante representante internacional dos jogos eletrônicos.

Sair da versão mobile