Em entrevista à Agência Brasil, o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, explicou que esta vacina já foi testada para a dengue tipo 2 e agora será avaliada em relação ao sorotipo 1. O teste será realizado antes do período de verão, quando geralmente ocorre um aumento nos casos de dengue, a fim de verificar a eficácia da vacina para os próximos períodos.
Embora o local onde o teste será realizado já tenha sido definido, Soranz não divulgou essa informação, pois ainda estão sendo tomadas outras decisões em relação ao estudo. O tamanho da amostra também está sendo determinado.
Além disso, o secretário mencionou a vacinação contra a covid-19. Ele informou que em março do próximo ano, o município do Rio realizará mais uma etapa de imunização contra a doença, seguindo uma periodicidade semelhante à vacina anual contra a gripe. Segundo Soranz, a proteção da vacina contra a covid-19 diminui ao longo do tempo, por isso é necessário renovar a carga de proteção anualmente.
Ele destacou a importância das pessoas que estão com o calendário de vacinação da covid em atraso procurarem uma unidade de saúde, pois a secretaria possui 60 mil doses da vacina que estarão prestes a vencer. Soranz fez um apelo para que o carioca não deixe as vacinas vencerem e contribua para a manutenção da cidade livre da covid-19.
A iniciativa de testar uma vacina contra a dengue e a continuidade da vacinação contra a covid-19 demonstram o compromisso do município do Rio de Janeiro em promover a saúde e proteger a população contra doenças transmissíveis. Estas ações são fundamentais para evitar o aumento de casos de dengue e o ressurgimento da covid-19 na cidade.