A equipe comandada por Abel Ferreira dominou a partida do início ao fim, aproveitando as fragilidades do adversário para construir uma vantagem confortável. Com o resultado, o Palmeiras pode até perder por três gols de diferença no jogo de volta, que será realizado no Allianz Parque. Caso sofra uma derrota por quatro gols de diferença, a equipe terá que decidir a vaga nas penalidades máximas.
Desde o início do jogo, o Palmeiras se sentiu em casa e controlou todas as ações. Com marcação na saída de bola e movimentações rápidas no terço final, a equipe não deu espaço para o Deportivo Pereira respirar. O único momento em que o time colombiano chegou a ameaçar foi em contra-ataques, que não resultaram em perigo real para o goleiro Weverton.
O Palmeiras abriu o placar graças a um lance de perspicácia de Rony, que roubou a bola do adversário e foi derrubado na área, resultando em pênalti. Raphael Veiga converteu a cobrança e marcou o primeiro gol da partida. Pouco depois, Rony participou novamente do lance ao fazer uma tabela com Marcos Rocha, que marcou o segundo gol.
Ainda no primeiro tempo, o Palmeiras ampliou a vantagem com um gol de Mayke, que completou uma jogada tramada pelos laterais-pontas. O clube brasileiro poderia ter aumentado ainda mais o placar, mas desperdiçou boas chances com Veiga e Dudu.
No segundo tempo, o Deportivo Pereira voltou mais desperto e pressionou a saída de bola do Palmeiras. Porém, a vantagem conquistada no primeiro tempo fez com que a equipe brasileira desacelerasse e passasse a jogar de forma mais cautelosa. Mesmo assim, o Palmeiras ainda tentou explorar possíveis desatenções do adversário e, aos 37 minutos, Rony marcou o quarto gol da partida.
Com a vitória por 4 a 0, o Palmeiras encaminhou sua classificação para as semifinais da Copa Libertadores. Agora, a equipe volta suas atenções para o Campeonato Brasileiro, onde enfrentará o Vasco no domingo. O jogo de volta contra o Deportivo Pereira acontecerá na próxima quarta-feira, em São Paulo.