Câmara apresenta filme sobre movimento liderado por Brizola em 1961. Justiça histórica relembrada na tela. Imperdível!

23/08/2023 – 10:19  

YouTube

 

Alunos do ensino médio de diversas escolas do Distrito Federal tiveram a oportunidade de assistir ao filme Legalidade ontem, no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados. A exibição foi promovida pela Segunda-Secretaria da Câmara e teve como objetivo proporcionar o conhecimento da história recente do país aos jovens. “Conhecer a história é fundamental para quem pensa uma sociedade que já teve tantas rupturas contrárias à democracia”, afirmou a segunda-secretária, deputada Maria do Rosário (PT-RS).

Com duas horas de duração, o filme foi lançado em 2019 e, atualmente, não está disponível em plataformas de streaming. O diretor, Zeca Brito, explicou que a trama se desenrola ao longo de 15 dias em 1961, quando o governador do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola, mobilizou a sociedade para evitar um golpe militar após a renúncia de Jânio Quadros. “Exibir o filme aqui dentro [na Câmara], que foi onde o golpe de 64 foi costurado, é muito simbólico”, ressaltou o cineasta.

A dedicação de Leonel Brizola em sua vida e sua inconformidade com a realidade brasileira foram destacadas pelo presidente da Fundação Leonel Brizola, Manoel Dias. Segundo Dias, o político lutou incansavelmente pelos direitos da maioria excluída da sociedade, que não tinha acesso ao conhecimento. O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, também ressaltou o legado de Brizola, afirmando que seu papel na defesa dos direitos dos trabalhadores e o patriotismo foram marcantes. “O filme Legalidade retrata o único momento na história em que um governador civil impediu um golpe por meio das palavras”, afirmou Lupi.

Reportagem – Karla Alessandra
Edição – Natalia Doederlein

Sair da versão mobile