A proposta desse concerto em realidade virtual é apresentar a performance em um ambiente de jogo ao invés de uma réplica digital do local. Os espectadores serão recebidos pelo avatar do Padre Omar, reitor do Santuário, e poderão interagir uns com os outros enquanto assistem ao concerto, que contará com a participação do Coro da Princesa e da orquestra regida pelo maestro Leonardo Randolfo. Essa experiência inclusiva também permitirá que pessoas com deficiência motora desfrutem visualmente do Santuário Cristo Redentor e do concerto ao som de obras de Mozart.
A Escola de Música Cristo Redentor será administrada pelo Instituto Movarte, em parceria com a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro e o Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor. O objetivo é disponibilizar o ensino de música de qualidade, de padrões internacionais, para todas as camadas sociais.
Segundo a presidente do Instituto Movarte, Amanda Coelho Albuquerque, o projeto da escola está sendo desenvolvido em conjunto com os parceiros e será lançado oficialmente em outubro. A intenção é oferecer cursos e oficinas para todas as faixas etárias.
O diretor-geral da escola, maestro Leonardo Randolfo, destaca que o grande desafio é criar uma instituição moderna que promova a democratização do ensino musical. A maioria dos cursos será gratuita e haverá concessão de bolsas integrais. O objetivo é atender não apenas crianças e jovens, mas também adultos e idosos.
O concerto de lançamento da escola de música, realizado no metaverso, é uma forma de levar a beleza e a arte da música para a juventude, conforme ressalta o cardeal arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta. A iniciativa busca elevar a cidade através da cultura, alcançando um público mais amplo.
A empresa MetaMundi foi responsável pela criação do metaverso do concerto aos pés do Cristo Redentor. A construção desse ambiente digital levou um mês para ser concluída e oferece a oportunidade de criar avatares e experienciar a vista panorâmica do Cristo Redentor. Os espectadores que estiverem na Sala Cecília Meireles também poderão participar do metaverso através de óculos de realidade aumentada.
O link para o lançamento do metaverso será disponibilizado às 19h, proporcionando uma experiência imersiva para todos os espectadores. Essa iniciativa, inovadora e inclusiva, promete levar a música e a beleza do Cristo Redentor para além das fronteiras físicas.