A primeira localidade a receber a equipe da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) foi o bairro Casa Grande, na sexta-feira (18/08). Durante a ação, foram aplicadas 50 doses de vacina contra gripe e 44 reforços contra covid-19 em moradores do Núcleo Habitacional Sagrado Coração de Jesus. Essa atividade faz parte do Programa Nosso Bairro Melhor, que busca realizar a zeladoria e manutenção, além de levar serviços municipais aos bairros.
No sábado (19/08), foi a vez dos moradores do Serraria e da Vila Nogueira receberem a vacinação. Foram aplicadas 113 doses de influenza e 116 doses de covid-19. Além da imunização, as equipes de enfermagem das Unidades Básicas de Saúde (UBS) verificaram as cadernetas de vacinação das crianças, jovens e adultos para orientar sobre quaisquer doses atrasadas.
O secretário municipal da Saúde, José Antônio da Silva, explicou que a ação “Vacina no Bairro” foi iniciada com o intuito de ampliar o acesso da população aos serviços de saúde. Ele ressaltou que a aplicação das vacinas aos finais de semana favorece aqueles que não conseguem comparecer às UBS durante o horário comercial.
Durante a ação, a moradora do bairro Promissão, Marizete Maria dos Santos, aproveitou a oportunidade para atualizar sua proteção. Ela destacou a importância de tomar as vacinas e cuidar da saúde. A assessora da Coordenação da Atenção Básica, Cristiane Lopes, ressaltou a importância de desmistificar as informações falsas sobre as vacinas e destacou que elas salvam vidas. Além disso, a equipe também orientou a população sobre a importância de manter a carteirinha vacinal atualizada.
A Secretaria Municipal da Saúde irá avaliar quais serão as próximas localidades a receberem a ação “Vacina no Bairro” durante esta semana.
Além disso, o Estado de São Paulo divulgou o calendário para a Campanha Nacional de Multivacinação, que ocorrerá entre 30 de setembro e 31 de outubro. A campanha tem como objetivo atualizar a caderneta de vacinação de crianças e jovens até 15 anos. O Dia D de mobilização está previsto para 7 de outubro.
É essencial que a população fique atenta às datas e procure os postos de vacinação para a atualização das vacinas disponíveis. Mais informações sobre o calendário oficial estão disponíveis no site portal.diadema.sp.gov.br/vacinas/.