Um dos destaques desse evento será a presença do senador Eduardo Braga, membro do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e relator da PEC 45/2019. Braga é oriundo do estado do Amazonas e traz consigo uma vasta experiência política e administrativa. Ele está otimista em relação à tramitação do projeto e prevê que o texto será votado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) já no dia 4 de outubro.
Para embasar e fortalecer as discussões, o relator da PEC 45/2019 tem promovido uma série de audiências públicas. Oito encontros já foram agendados e contarão com a presença de especialistas e representantes do governo e do setor produtivo. O objetivo dessas audiências é proporcionar um debate qualificado e abrangente, a fim de garantir que todos os aspectos relacionados à reforma sejam devidamente considerados.
A proposta de reforma tributária tem se mostrado um tema prioritário na agenda política do país, uma vez que busca o aprimoramento e modernização do sistema tributário nacional. Entre as principais mudanças propostas pela PEC 45/2019 estão a unificação de tributos e a simplificação do sistema, com o objetivo de tornar a arrecadação mais eficiente e justo para todos os contribuintes.
A presença dos governadores nessa sessão de debates é de extrema importância, uma vez que são eles os principais gestores dos recursos públicos nos estados. Suas experiências e conhecimentos poderão contribuir significativamente para a construção de um projeto de lei que atenda às demandas e necessidades de cada região do país.
Com a aproximação da data da votação na CCJ, espera-se que a sessão de debates com os governadores seja bastante produtiva e proporcione subsídios relevantes para a análise e deliberação dos senadores. O país aguarda ansiosamente por essa importante etapa da tramitação da reforma tributária, na esperança de que ela traga benefícios concretos e significativos para a sociedade como um todo.