A discussão sobre o Parque do Carmo e a decomposição dos microplásticos será pauta nas próximas Audiências Públicas.

FELIPE PALMA
DA REDAÇÃO

Nesta quinta-feira (17/8), a Comissão Extraordinária do Meio Ambiente e Direitos dos Animais realizou uma reunião para discutir quatro requerimentos referentes à realização de Audiências Públicas. Entre os temas abordados, destacam-se a situação de manutenção do Parque do Carmo, na zona leste, e a decomposição de microplásticos.

Um dos requerimentos foi proposto pelo vereador Alessandro Guedes (PT), que solicitou a convocação de um debate para discutir soluções orçamentárias, administrativas e ações de melhorias para o Parque do Carmo, o Planetário do Carmo e o Parque Fazenda do Carmo, localizados em Itaquera. Guedes ressaltou a importância desses espaços para a população da região e destacou a necessidade de investimentos urgentes. Segundo o vereador, o prefeito prometeu uma reforma no valor de RS 71 milhões, porém, até o momento, nada foi feito.

O vereador Xexéu Tripoli (PV), presidente da Comissão, também apresentou um requerimento, dessa vez abordando a questão dos microplásticos em São Paulo. Tripoli ressaltou que os microplásticos têm sido encontrados no corpo humano e defendeu a importância de discutir a diminuição ou a eliminação do uso desses materiais.

Já o vereador Hélio Rodrigues (PT) apresentou dois requerimentos. O primeiro visa avaliar o monitoramento das metas ambientais estipuladas para a cidade de São Paulo, refletindo sobre os desafios e os impactos ambientais. Rodrigues argumentou que não há transparência por parte da Prefeitura em relação ao alcance dessas metas e criticou a decisão de implementar incineradores de lixo e misturar o orgânico com o reciclável. O segundo requerimento propõe uma análise das possíveis consequências da Revisão do Plano Diretor Estratégico nas questões relacionadas à emergência climática e ao aquecimento global. O vereador apontou a necessidade de debater as implicações ambientais das novas construções propostas no Plano Diretor.

Participaram da reunião da Comissão de Meio Ambiente e Direitos dos Animais: Xexéu Trípoli (PV) – presidente, Alessandro Guedes (PT) – vice-presidente, Dra. Sandra Tadeu (UNIÃO) e Hélio Rodrigues (PT). O vídeo completo da reunião pode ser assistido abaixo:

Sair da versão mobile