Os passageiros do metrô de Salvador tiveram que andar sobre os trilhos após os trens do sistema metroviário pararem de funcionar durante o apagão nacional que afetou várias regiões do Brasil nesta terça-feira (15). A CCR Metrô Bahia, administradora responsável pela via ferroviária de Salvador e Lauro de Freitas, informou por volta das 13h10 que o metrô continuava sem funcionar.
Pela manhã, os vagões foram esvaziados e as operações foram suspensas, obrigando os passageiros a encontrarem alternativas para se locomover. Imagens que circulam nas redes sociais mostram os passageiros caminhando sobre os trilhos, em busca de uma forma de chegar aos seus destinos.
O apagão, que afetou todos os municípios da Bahia, foi causado por uma falha no sistema de energia elétrica. A concessionária Neoenergia alertou que outros 24 estados, além do Distrito Federal, também foram impactados pela falta de energia.
A CCR Metrô Bahia emitiu uma nota informando que as pessoas foram orientadas a deixarem as estações e os trens após a queda de energia, e que os usuários foram encaminhados com segurança para as plataformas mais próximas. As estações de embarque e desembarque foram temporariamente fechadas, à espera da normalização do fornecimento de energia.
No entanto, o Ministério de Minas e Energia anunciou por volta das 12h45 que todas as capitais do Nordeste já haviam tido o suprimento de energia normalizado. As equipes técnicas estão trabalhando para restabelecer as cargas ainda afetadas nas regiões Norte e em outras localidades do Nordeste. Até o momento, 41% da carga da região Norte e 85% do fornecimento da região Nordeste já foram recompostos, de acordo com o governo federal.
Enquanto os reparos são realizados, os passageiros do metrô de Salvador terão que buscar outras opções de transporte para evitar transtornos. Até que a situação seja normalizada, é importante que as autoridades mantenham a população informada sobre o andamento dos trabalhos e quais as medidas que estão sendo tomadas para evitar novos apagões.