Segundo Victória Magalhães, o Vai de Roteiro é um programa gratuito que oferece visitação guiada em 15 pontos espalhados pela cidade, incluindo áreas de ecoturismo, como Parelheiros e Cantareira. Ela explicou que o programa começou como um projeto piloto em 2022 e obteve uma resposta tão positiva que foi incorporado como programa oficial da Secretaria Municipal de Turismo.
A diretora também ressaltou que a seleção dos pontos incluídos no roteiro é feita por meio de estudos e conversas com guias de turismo. É importante que esses locais não tenham atuação de guias profissionais, para evitar competição. “Entramos somente onde não há programas de visitação”, afirmou.
Durante a reunião, a vereadora Sandra Santana, moradora da Freguesia do Ó, comemorou a inclusão do Largo da Matriz, um dos pontos do Vai de Roteiro, como opção de visita. Ela destacou as características charmosas e tranquilas da região, que remetem a uma cidade do interior, além das opções gastronômicas disponíveis. “Quem participou do primeiro passeio pôde degustar em todas as paradas”, disse a vereadora.
Outro tema discutido na reunião da Comissão de Turismo foi o turismo pet friendly, ou seja, turismo que permite a presença de animais de estimação. Sharlene Irente, representante da Caomigopet, falou sobre o crescimento desse segmento nos últimos anos e como já é possível encontrar atividades turísticas que incluem os pets, como rafting e sessões de cinema.
O presidente da Comissão, vereador Rodrigo Goulart, destacou a importância do setor de turismo como gerador de renda para o município e elogiou os programas apresentados. “Projetos como o Vai de Roteiro e o Pet Friendly são produtores de renda na cidade”, ressaltou.
A reunião contou com a presença dos vereadores Rodrigo Goulart, Sansão Pereira, Jair Tatto, Janaina Lima e Sandra Santana. Para assistir à reunião na íntegra, basta conferir o vídeo abaixo.