Criado em 2020, o Senado Verifica já recebia solicitações por email, formulário e pelo telefone da Ouvidoria do Senado. Agora, com o uso do aplicativo de mensagens, a diretora da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Érica Ceolin, acredita que será possível aprimorar o trabalho realizado até então.
Érica explica a escolha do WhatsApp como mais uma ferramenta na luta contra a desinformação: “As pesquisas mostram que a maioria dos smartphones no Brasil utiliza o WhatsApp, com mais de 120 milhões de usuários no país, que ocupa o segundo lugar em número de usuários do aplicativo no mundo. Além disso, é através dos grupos de WhatsApp que a desinformação se propaga com mais intensidade. Por isso, o aplicativo se torna uma ferramenta importante para alcançar o maior número possível de pessoas.”
O objetivo do Senado Verifica é contribuir para o combate à desinformação, permitindo que qualquer indivíduo verifique se uma informação recebida sobre o Senado é verdadeira ou não. Além do atendimento direto, o serviço oferece orientações sobre como identificar notícias falsas e outras informações que auxiliam no combate à propagação das fake news.
Qualquer cidadão pode solicitar a apuração de notícias consideradas falsas, incorretas ou com a intenção de enganar as pessoas, e que tenham sido compartilhadas em redes sociais e aplicativos de mensagens.
Os pedidos podem ser enviados para o número de WhatsApp +55 61 98190-0601, contendo texto, link, foto, imagem de tela capturada ou vídeo para auxiliar na verificação dos dados. É necessário que a pessoa interessada se identifique para que seja atendida.
A equipe do Senado Verifica realiza a checagem e envia a resposta de acordo com a política de uso. São verificados conteúdos relacionados a proposições, atividades legislativas e administração da Casa. Os materiais checados recebem as classificações: Fake, Fato ou Impreciso.
As checagens já solicitadas são publicadas na página do serviço no portal do Senado.
E para participar do serviço, os interessados têm as seguintes opções: entrar em contato pelo número de WhatsApp +55 61 98190-0601, preencher o formulário disponível no site do Senado Verifica, enviar um email para senadoverifica@senado.leg.br ou ligar para o Alô Senado no número 0800 61 2211. O site do Senado Verifica também disponibiliza mais informações sobre o serviço.
Essa matéria foi reproduzida mediante citação da Agência Senado.