Até o dia 18 de agosto, os estudantes irão visitar diversos serviços de saúde da cidade, como postos, Pronto Socorro Central (PSC), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Quarteirão da Saúde (QS) e Vigilância à Saúde, além de serviços de saúde mental e populações estratégicas. Durante as visitas, eles terão a oportunidade de conhecer a realidade local de cada serviço e conversar com gestores, trabalhadores e usuários.
O objetivo é vivenciar de perto as demandas e desafios enfrentados pela rede municipal de saúde de Diadema, para que possam desenvolver propostas de intervenção e relatórios que apoiem a execução das políticas públicas. Os alunos estão bastante animados com a oportunidade de aplicar na prática o conhecimento adquirido em sala de aula.
De acordo com o professor Adriano Massuda, Diadema é uma cidade com uma história peculiar, que passou por um processo de construção e mobilização popular para chegar a uma rede de saúde tão abrangente como a atual. Ele ressalta a disponibilidade e receptividade dos profissionais da rede em receber os alunos e compartilhar seus desafios.
A parceria entre a universidade e o poder público é vista como positiva tanto para os alunos quanto para a gestão municipal. Maria Claudia Vilela, diretora-geral do Quarteirão da Saúde, destaca que os universitários têm a oportunidade de desenvolver projetos práticos, que podem ser aplicados no dia a dia, enquanto a gestão municipal se beneficia dos conceitos mais novos de administração pública trazidos pelos alunos.
O estudante João Pedro Marques Cardoso expressa suas expectativas positivas para o semestre, destacando a importância da parceria com a gestão municipal e a oportunidade de atuar no serviço público. Ele ressalta que o plano de intervenção e/ou relatório que desenvolverão a partir das informações coletadas serão fundamentais para apoiar a execução das políticas públicas.
A iniciativa demonstra o comprometimento da FGV e da rede municipal de saúde de Diadema em buscar soluções e melhorias para o sistema de saúde local. O projeto de imersão proporciona uma experiência enriquecedora para os alunos e contribui diretamente para o aprimoramento das políticas públicas voltadas ao SUS em âmbito municipal.