Polícia Federal concentra esforços na captura de garimpeiros ilegais que atentaram contra a vida de autoridades governamentais.
A Polícia Federal no Pará deflagrou, na manhã desta terça-feira (8), a Operação Dever Legal, que tem como objetivo investigar suspeitos de envolvimento com garimpos ilegais e com a tentativa de homicídio contra policiais federais e servidores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA).
A operação está cumprindo quatro mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal, todos no município de Itaituba (PA), localizado a 1.320 quilômetros de Belém.
As investigações tiveram início após uma operação conjunta da Polícia Federal e do ICMBio em abril de 2023, com o objetivo de combater a garimpagem ilegal em unidades de conservação federais na região de Itaituba. Durante a ação, os servidores públicos federais estavam inutilizando as instalações e o maquinário usados nos garimpos ilegais quando foram emboscados e houve a tentativa de homicídio. As investigações apontam que os disparos com arma de fogo foram realizados por indivíduos envolvidos com garimpos ilegais que eram alvos da operação.
Os suspeitos alvos da operação desta terça-feira são investigados por diversos crimes ambientais, usurpação de patrimônio da União e tentativas de homicídio qualificado. A Polícia Federal informou que, se somadas, as penas podem ultrapassar os 30 anos de prisão.