Brasil economiza R$ 6,2 bi em meio ano com combate a fraudes digitais.
São Paulo foi o estado com a maior participação no total de pedidos, com 43,84%, seguido pelo Rio de Janeiro, com 10,24%. Em relação às tentativas de fraude, São Paulo teve 40,52% e o Rio de Janeiro, 16,34%. Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul também registraram números significativos.
Janeiro e maio foram os meses com maior volume de pedidos de compras online analisados. Já em relação às tentativas de fraude evitadas, janeiro e abril foram os meses com os maiores índices. O mês de junho foi o período com o maior volume financeiro acumulado nas tentativas de fraude evitadas.
A pesquisa também revelou que a maioria das tentativas de fraude aconteceu em dias úteis da semana, de segunda a sexta-feira, totalizando 75% dos casos. A quinta-feira foi o dia com maior incidência, representando 17,7% do total. O horário preferido pelos fraudadores foi entre 12h e 17h.
Segundo o diretor Antifraudes da Boa Vista, Tom Canabarro, os fraudadores preferem os dias úteis pois é mais vantajoso tentar as compras sem ser percebido pelos sistemas de segurança. Durante a semana, o movimento é maior, o que facilita se camuflar entre as compras legítimas.
No primeiro semestre, aproximadamente 73,83% das tentativas de fraude identificadas partiram de transações realizadas com dispositivos móveis. O volume de pedidos analisados também foi feito majoritariamente por essa modalidade, chegando a 74,94%.
Esses dados reforçam a importância de investir em sistemas de segurança eficientes para evitar prejuízos com fraudes em compras online e pagamentos digitais no Brasil.