O Prêmio Betinho, tradição na Câmara, celebra projetos de cidadania em evento especial.
MARCO CALEJO
HOME OFFICE
No mês de agosto, a Câmara Municipal de São Paulo promove a entrega do Prêmio Herbert de Souza – Betinho de Cidadania. Essa premiação tem como objetivo reconhecer e valorizar ações sociais que combatem a fome, a miséria, a exclusão e a violência. A cerimônia da edição de 2023 ocorreu nesta segunda-feira (7/8), no Plenário 1° de Maio.
O prêmio recebe o nome de Herbert de Souza (1935-1997), sociólogo que liderou uma campanha nacional contra a fome. O intuito do prêmio é prestar homenagem ao trabalho de Herbert e incentivar iniciativas sociais na cidade de São Paulo. Neste ano, 50 projetos foram inscritos, o maior número de participantes dos últimos 20 anos.
A comissão julgadora do Prêmio é composta por representantes de entidades como OAB/SP, Abong, Ibase, AJD, Associação Juízes para a Democracia e Associação União Farol do Alvorecer da Zona Leste – vencedora da edição de 2022.
Na edição deste ano, um projeto recebeu a honraria Salva de Prata e outros cinco foram premiados com Menção Honrosa. A sessão solene foi presidida pela vereadora Luna Zarattini (PT), que ressaltou a importância das entidades para as comunidades. Segundo ela, é fundamental lutar contra a fome e a miséria na sociedade.
De acordo com dados apresentados por Luna, cerca de 52 mil pessoas vivem em situação de rua na capital paulista. Para ela, é inaceitável conviver em uma sociedade onde há pessoas passando fome e vivendo na miséria. É necessário fortalecer medidas que garantam a cidadania da população.
O representante da comissão julgadora, Gilson Pereira Mendes, da Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida, reconheceu os avanços dos trabalhos sociais, mas afirmou que é preciso continuar a luta. Ele destacou a relevância dos projetos para a cidade de São Paulo e agradeceu a todos os participantes.
Além disso, a cerimônia contou com uma apresentação artística da AEB (Associação Evangélica Beneficente) sobre o projeto de musicalização ‘Criar & Tocar’. A entidade acolhe cerca de 100 crianças e adolescentes da região de Capão Redondo, zona sudoeste da cidade.
O Instituto Fazendo História foi o vencedor do Prêmio Betinho de 2023 e recebeu a Salva de Prata. Ele acolhe crianças e adolescentes separados de suas famílias. Com a premiação, o Instituto irá compor a comissão julgadora da próxima edição.
As entidades premiadas com Menção Honrosa foram a Associação Incubadora Social Gastromotiva, o Departamento Jurídico XI de Agosto, o Instituto Cultural Casa do Corujinha, o Instituto Rede Mulher Empreendedora e o Núcleo de Aprendizagem Profissional e Assistência Social.
Assista à cerimônia de entrega do Prêmio Betinho de 2023 clicando no link abaixo: