O governo expande serviço de telessaúde no Pará e Amazonas, visando melhorar o atendimento à população.
Lula, que está na Região Norte desde a semana passada, visitou o Navio Hospital Escola Abaré, no Rio Tapajós, em Santarém. Durante a visita, ele conversou com profissionais de saúde e pacientes em outras localidades da região que estão usufruindo da telemedicina.
O presidente ressaltou que, no passado, tinha dúvidas sobre a eficácia da telemedicina, mas hoje está convencido do seu sucesso: “Eu estou aqui, sentado numa cadeira, na frente de pessoas que estão vivendo isso, estão provando que vai dar certo”.
Lula reforçou a importância da parceria entre as prefeituras e os profissionais de saúde para o sucesso do programa. Ele afirmou que é necessário levar em conta a existência das prefeituras ao governar o Brasil, pois são elas que têm contato direto com as pessoas que não têm recursos para comprar remédios.
A infraestrutura da Infovia 01, implantada pelo Ministério das Comunicações, irá possibilitar a ampliação dos atendimentos de saúde em municípios de difícil acesso. Com essa nova conexão, será possível expandir os serviços de teleconsulta e telediagnóstico no Sistema Único de Saúde (SUS), proporcionando um acesso integral à saúde para essa população.
De acordo com o Ministério da Saúde, desde a criação do programa de Telessaúde, em 2006, até 2016, o Brasil chegou a ter 64 núcleos espalhados por todo o país. Porém, devido à falta de investimento e gestão, esse número caiu para apenas 13 núcleos em 12 estados. Neste ano, já foi atingido o percentual de 78,4% dos telediagnósticos previstos para serem realizados, o que representa 616.893 diagnósticos.
A Infovia 01 é uma fibra óptica implantada no leito dos rios amazônicos, que liga Santarém a Manaus. Além disso, ela também leva conectividade para outras cidades do Pará e Amazonas. O objetivo do Ministério da Saúde é garantir a estrutura necessária nas unidades de saúde desses municípios, incluindo a informatização e interoperabilidade dos sistemas do SUS.
Com essa nova conexão, os municípios que já possuíam internet via satélite terão uma melhoria na conectividade, permitindo o envio de imagens em alta resolução, o que é fundamental para análise dos exames por especialistas. Um exemplo disso é o município de Urucurituba, que já realizou mais de 50 teleconsultas em menos de um mês.
O programa Norte Conectado conta com oito infovias que irão atender um total de 59 municípios nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima.
O Navio Hospital Escola Abaré, gerido pela Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) em parceria com o Ministério da Saúde e os municípios do Pará, é a primeira unidade básica de saúde fluvial do país. Além dos atendimentos clínicos e odontológicos para as comunidades ribeirinhas do Rio Tapajós, agora também oferece atendimentos de telessaúde através de um Ponto de Inclusão Digital.
O navio realiza pelo menos seis expedições por ano, atendendo cerca de 20 mil usuários ribeirinhos. São oferecidos serviços especializados como exames de ultrassonografia, consultas em diversas áreas médicas e psiquiatria.