DestaqueSenado Federal

Cinco diplomatas serão sabatinados pelo CRE nesta quinta-feira.

A Comissão de Relações Exteriores (CRE) realizará uma reunião nesta quinta-feira (10) para a sabatina dos diplomatas indicados pela Presidência da República para chefiar as embaixadas em diferentes países. O presidente da CRE é o senador Renan Calheiros (MDB-AL).

A primeira indicada é Maria Clara Duclos Carisio para a embaixada brasileira na Bósnia e Herzegóvina. O relator do caso é o senador Fernando Dueire (MDB-PE).

A segunda indicação é Maria Edileuza Fontenele Reis para a embaixada na Suécia, que também abrange a Letônia. A senadora Margareth Buzetti (PSD-MT) é a relatora.

O terceiro indicado é Gilberto Fonseca Guimarães de Moura para a embaixada nas Filipinas, acumulando também Palau, Micronésia e Ilhas Marshall. O senador Esperidião Amin (PP-SC) é o relator.

Marcelo Otávio Dantas Loures da Costa foi indicado para chefiar a embaixada no Catar. O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) é o relator.

Gustavo Rocha de Menezes é o indicado para Mianmar. O relator é o senador Mauro Carvalho Junior (União-MT).

A reunião ocorrerá às 10h, na sala 7 da Ala Alexandre Costa. De acordo com o Regimento Interno do Senado, a CRE é responsável por analisar todas as indicações de chefes de missões diplomáticas permanentes junto a governos estrangeiros e organizações internacionais. Depois de passar pela comissão, as indicações deverão ser votadas pelo Plenário do Senado.

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo