41 participantes no interior de São Paulo foram profissionalizados pelo Projeto Cozinhalimento.
A equipe de nutrição do Departamento de Segurança Alimentar (Desans), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, responsável pelo Projeto Estadual Cozinhalimento, realizou mais uma série de capacitações no interior de São Paulo. Desta vez, as temáticas abordadas foram “Alimentação saudável e montagem de saladas de pote” e “Pães caseiros”, em um treinamento com duração de oito horas. Ao todo, 41 pessoas participaram das atividades, que ocorreram na cozinha de Pirapora do Bom Jesus.
De acordo com Milene Massaro Raimundo, Diretora do Desans, os participantes puderam aproveitar bastante o conteúdo das capacitações, principalmente durante as aulas práticas. “É possível vivenciar todos os processos e até repassar essas informações a outros membros da comunidade”, ressaltou.
Uma das alunas, Marta Casimira, cuidadora de 39 anos, afirmou que o curso foi ótimo e que ela pretende implementar o que aprendeu em sua rotina. “Foi ótimo, inclusive ontem comentei que mudaria minha alimentação, começaria a levar minha marmita ao trabalho. Eu amei e vou levar pra vida, vou aderir em casa”, disse.
Outra participante, Marilena Almeida, que trabalha como merendeira e tem 30 anos, destacou que as receitas apresentadas nas aulas são práticas e podem ser facilmente desenvolvidas no dia a dia. “Fiquei assustada no início, achando que seria difícil, mas não foi. Com certeza vou fazer em casa”, afirmou.
O Projeto Estadual Cozinhalimento visa promover a instalação de cozinhas profissionais para capacitação de agentes multiplicadores das ações de segurança alimentar e nutricional. O foco das atividades está na promoção de hábitos alimentares saudáveis, geração de renda e ações sociais para a população mais vulnerável. O Departamento de Segurança Alimentar (Desans) é responsável por realizar os cursos e palestras do Projeto, supervisionando continuamente a execução das ações em 305 municípios conveniados.