DestaqueUOL

Taste Festival, em São Paulo, proporciona uma experiência gastronômica global para os apaixonados por comida.

O Taste Festival abriu suas portas pontualmente às 12h deste domingo (10) e a atmosfera que envolvia o espaço já dava indícios do que estava por vir: um festival de sabores e aromas irresistíveis. Essa é a sétima edição do evento em São Paulo, que está sendo realizado no Parque Villa-Lobos e conta com uma área três vezes maior que nos anos anteriores.

Organizado em parceria com a Folha, o festival teve início na sexta-feira (18) e se estenderá até o próximo final de semana. Com mais de 30 restaurantes, grandes e pequenos, as opções de pratos são variadas e vão desde os famosos até aqueles criados especialmente para o evento, com preços mais acessíveis, que variam entre R$ 25 e R$ 45.

Inaia Simões, produtora de eventos, estava entusiasmada para explorar todas as opções disponíveis: “Espero comer tudo o que eu puder”, disse ela, que decidiu ir ao festival de última hora acompanhada de seu sobrinho.

E de fato, opções não faltaram para satisfazer os desejos gastronômicos do público presente. Como afirma o apresentador Zeca Camargo, colunista da Folha, quando as pessoas dizem que é possível dar uma volta ao mundo da gastronomia sem sair de São Paulo, o Taste é a maior prova disso. O evento reúne pratos não só do Brasil, mas também do mundo todo.

Durante sua palestra no festival, Zeca compartilhou algumas de suas experiências gastronômicas pelos 117 países que já visitou. Ele relembrou o momento em que começou a se aventurar em experimentar tudo o que pode na vida, depois de encarar o cardamomo e se surpreender com seu sabor. “Você foi feito para experimentar coisas”, disse Zeca ao público presente, que estava acomodado em cangas, esteiras e bancos aproveitando o sol do entardecer dominical.

No evento, Zeca também apresentou o Folha Gourmet, um novo programa de vantagens que oferece descontos e experiências especiais em 150 restaurantes para os assinantes da Folha. Segundo ele, tudo o que for feito para facilitar a vida do consumidor e atrair para novas experiências é muito válido. Mesmo que seja um restaurante que a pessoa já conheça, com os benefícios do programa ela terá um motivo a mais para revisitar o local.

No Taste Festival, há uma variedade de pratos para todos os gostos. É possível provar churrasco coreano do Komah, que preparou pratos exclusivos com variações de lula, barriga de porco e assado de tiras. Ou então desfrutar do miso ramen do restaurante japonês Aizomê, que é comandado pela chef Telma Shiraishi. O Chez Claud oferece comida francesa, como o croquete de costela, enquanto o árabe Make Hommus serve pratos como kebab e quibe. O italiano também marca presença no festival, com o Trattoria Evvai e suas massas frescas, assim como a culinária brasileira, representada pelo Mocotó e seu baião de dois.

Além das opções gastronômicas, o público também pode aproveitar para ganhar brindes nos estandes de marcas relacionadas à gastronomia. E a programação do festival é bastante diversificada, incluindo aulas e palestras ministradas por renomados chefs. Neste domingo, por exemplo, Rodrigo Freire, chef e proprietário do Preto Cozinha, preparou um xinxim de galinha enquanto explicava a origem dos alimentos utilizados na culinária afro-brasileira, como o azeite de dendê e o camarão seco.

Outro destaque foi a palestra ministrada pelo chef Rodrigo Oliveira, que atraiu uma plateia curiosa e ávida por conhecimento. Durante a palestra, Rodrigo ensinou como se prepara um chilli crunch, com pimenta crocante, azeite e legumes na brasa. A ideia era mostrar um jeito provocante, porém não agressivo, de utilizar o condimento e atrair quem não é fã de pimenta para experimentá-la de forma diferente.

Além das aulas e palestras, o Taste Festival também apresentou uma programação com diversos outros destaques ao longo de seus dias de realização. No dia 25, por exemplo, Gabriel Bernardes, do Downlícia, comandou uma oficina de cookies caseiros. Já no dia 26, Irina Cordeiro ensinou a fazer o famoso cuscuz na brasa, enquanto Dagoberto Torres, do Barú Marisqueria, preparou barbatana de peixe, desde o corte até a grelha. No último dia do evento, a chef Ligia Karazawa demonstrou as sutilezas e sabores da raça japonesa de gado de corte, o wagyu. Mari Sciotti, do Quincho, preparou taco de cogumelos defumados, e o ator Joaquim Lopes encerrou a programação com uma demonstração de como preparar hambúrgueres na grelha.

Com uma programação tão completa e um leque gastronômico tão diversificado, o Taste Festival se consolida como um evento imperdível para os amantes da boa gastronomia e para todos aqueles que desejam experimentar novos sabores e ampliar seus horizontes culinários.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo