“Que coincidência. Mas como eu sempre digo, nada é por acaso”, diz Schynaider à coluna.
A modelo conta que, quando passou pela situação com sua filha Anne Marie, ela estava no início do relacionamento com João Guilherme, que a apoiou intensamente. “Agora que isso está acontecendo com ele, espero poder retribuir tudo o que João e sua família fizeram por mim quando eu precisei deles: esse apoio, carinho, amor. Não tenho palavras para agradecer”, declara Schynaider.
Normalmente discreta sobre sua vida pessoal, a modelo decidiu falar publicamente sobre o transplante de sua filha apenas em 22 de junho passado, quando completou um ano desde o procedimento. Ela destacou a importância da doação de órgãos em um vídeo divulgado em suas redes sociais.
Desde então, ela revela que ela e sua filha já estavam pensando em formas de abordar mais esse assunto. A notícia de que Faustão precisa passar pelo procedimento foi como um “sinal” da relevância em debater o tema.
“Já estávamos nesse processo, eu já gravei vídeos falando sobre a história de Anne e foi realmente uma grande coincidência isso estar acontecendo agora com Fausto”, afirma Schynaider.
O objetivo é conscientizar as pessoas sobre a doação de órgãos, que, segundo a visão da modelo, ainda é um assunto tabu no Brasil.
“Ela [Anne] tem o desejo de ajudar as pessoas com base em sua própria experiência e acabar com esse preconceito, para que mais pessoas comuniquem aos familiares que são doadoras de órgãos”, declara Schynaider.
Anne Marie foi diagnosticada com miocardiopatia dilatada, uma condição em que o coração começa a se expandir e perder suas funções lentamente. “Quando descobrimos a doença, o coração dela já estava bem grande e o transplante foi a indicação”, explica.
Receber a notícia de que sua filha precisaria passar por essa cirurgia foi um verdadeiro “choque”, relata Schynaider. Foram sete meses de internação e quatro meses na fila de espera pelo órgão. Durante esse período, a modelo afirma ter descoberto uma fé inabalável.
“Eu já tinha uma grande conexão com Deus. E, depois dessa experiência, minha fé atingiu seu ápice, onde você acredita, confia e não permite o desespero tomar conta. Eu sabia, dentro de mim, da minha conexão com Deus, que minha filha ficaria bem”, revela.
Schynaider prefere não entrar em detalhes, mas afirma que ela e Anne Marie já conversaram com o apresentador Faustão sobre o assunto, depois que ele recebeu a indicação de que precisará passar pelo transplante.
Ela acredita que a história de sua filha seja uma influência positiva para João e Faustão, já que toda a família acompanhou de perto “o antes, o durante e o depois do procedimento, vendo-a tão bem hoje”.
“É claro que é uma inspiração. É uma jovem garota, uma guerreira, lutadora, que passou por isso e tem uma história de sucesso”, afirma.
À MESA
O ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, foi homenageado em um jantar no Armazém do Campo, que comercializa produtos do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), na região central de São Paulo, na semana passada. O evento reuniu parlamentares e líderes de movimentos sociais. O dirigente do MST João Pedro Stedile e o deputado federal Nilto Tatto (PT-SP) também estiveram presentes.
*Texto disponível para assinantes.