DestaqueUOL

Os líderes do Brics reforçaram a importância do diálogo e da diplomacia como a solução para a guerra na Ucrânia.

O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, mencionou durante a cúpula do Brics a intenção de fortalecer os laços com o continente africano. Em seu discurso no fórum empresarial do bloco, Lula reconheceu a importância de retomar a relação com a África e a colaboração com os países africanos para planos de sustentabilidade.

“Lula declarou: ‘O Brasil está de volta ao continente de que nunca deveria ter se afastado’. Ele afirmou também que pretende inaugurar uma nova agenda de cooperação entre o Brasil e a África durante sua viagem à África do Sul, Angola e São Tomé e Príncipe”, afirmou o presidente brasileiro.

Dentro desse contexto, Lula anunciou o apoio à entrada da União Africana no G20, grupo das maiores economias mundiais, que será presidido pelo Brasil a partir de 2023. Essa iniciativa mostra o comprometimento do Brasil em fortalecer sua relação com o continente africano e dar voz aos países africanos em questões econômicas globais.

Além disso, durante seu discurso, Lula deu as boas-vindas aos novos membros do Brics e destacou a maturidade do bloco. “Como indicou o Presidente Ramaphosa [África do Sul], é com satisfação que o Brasil dá as boas-vindas ao Brics a Arábia Saudita, Argentina, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã”, comentou Lula sobre a adesão dos novos integrantes a partir de 2024.

Ele também ressaltou que o Brics oferece soluções criativas para os desafios que o mundo enfrenta atualmente. A relevância do bloco é confirmada pelo interesse crescente de outros países em fazer parte desse agrupamento.

Essa reaproximação do Brasil com a África demonstra o reconhecimento do país como parceiro estratégico e o potencial de colaboração entre as nações. A cooperação com os países africanos pode trazer benefícios mútuos em diferentes áreas, como comércio, desenvolvimento sustentável, energia e cultura.

Em suma, o presidente brasileiro destacou a importância de retomar os laços históricos com os países africanos e fortalecer a cooperação entre o Brasil e a África. Essa reaproximação pode trazer benefícios econômicos e políticos para ambas as partes, além de reforçar a relevância do Brasil como um ator global.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo