O Deportivo Pereira, que faz sua estreia na Libertadores, tinha uma defesa sólida jogando em casa, sofrendo apenas dois gols até então. No entanto, em menos de 35 minutos contra o Palmeiras, a equipe colombiana foi vazada três vezes nesta quarta-feira (23) e acabou goleada por 4 a 0.
O Verdão abriu o placar aos 23 minutos, com Raphael Veiga convertendo um pênalti. Aos 32 minutos, Marcos Rocha ampliou a vantagem e, aos 35, Mayke fez o terceiro, deixando o Deportivo Pereira desnorteado em campo antes do intervalo. Na segunda etapa, Rony marcou o quarto gol aos 37 minutos, selando a vitória do Palmeiras.
Antes de enfrentar os brasileiros, o Pereira estava invicto em casa na competição continental, com três vitórias sobre Monagas (VEN), Boca Juniors (ARG) e Independiente del Valle (EQU), além de um empate contra o Colo Colo (CHI).
Até então, apenas os venezuelanos, derrotados por 2 a 1, e os chilenos, que conseguiram arrancar um empate por 1 a 1, haviam conseguido marcar contra a defesa colombiana. Tanto o Boca Juniors quanto o Del Valle, adversário das oitavas de final, perderam por 1 a 0.
Contudo, a história é bem diferente quando jogam como visitantes. Em quatro jogos, o Pereira ainda não conquistou uma vitória sequer. Foram duas derrotas para o Boca e o Monagas, além de dois empates contra o Colo Colo e o Del Valle.
Com o resultado desta quarta-feira, o Palmeiras se encontra em uma situação confortável para a partida de volta, que acontecerá no Allianz Parque no dia 30 de setembro. Os donos da casa podem até perder por três gols de diferença e ainda assim conquistar a vaga para a semifinal.
Para seguir vivo na Libertadores, o Pereira precisaria vencer por pelo menos quatro gols de diferença e levar a decisão para os pênaltis.
Caso o elenco comandado por Abel Ferreira confirme a classificação, enfrentará o vencedor do confronto entre Boca Juniors e Racing, ambos argentinos, na próxima fase.