DestaqueUOL

Godard e Zé Celso terão filmes em exibição especial no Curta Kinoforum, evento de SP. Imperdível para os fãs de cinema!

Começa nesta quinta-feira, dia 24 de agosto, a aguardada 34ª edição do Curta Kinoforum, o prestigioso Festival Internacional de Curtas de São Paulo. Com uma programação de exibição gratuita de 301 filmes, distribuídos em 44 salas de cinema da cidade, o evento promete atrair amantes do cinema de todas as idades. Esta edição traz obras de renomados cineastas, entre eles dois gigantes das artes que faleceram recentemente: Jean-Luc Godard e José Celso Martinez Correa, o Zé Celso.

Entre os destaques, temos o filme póstumo de Godard, intitulado “Trailer do Filme Que Nunca Existirá: ‘Guerras de Mentira’”. Esta obra, que teve sua estreia em Cannes no início deste ano, será projetada pela primeira vez no Brasil durante o festival. Já “O Parto”, um projeto dirigido por Zé Celso em parceria com Celso Luccas, será exibido e explora o período de um ano após a Revolução dos Cravos em Portugal, que ocorreu em 1933 e marcou o fim do regime ditatorial salazarista.

Outro destaque da mostra é o animador argentino Juan Pablo Zaramella, que terá uma retrospectiva de sua carreira incluindo o premiado curta “Luminaris”, considerado o mais premiado de toda a história do cinema. Além disso, a programação conta com curtas de outros cineastas renomados, como Anna Muylaert, Tata Amaral, Eliane Caffé, Toni Venturi, Alain Fresnot, Roberto Moreira e Cao Hamburger.

Na competição de curtas premiados internacionalmente, temos “Infantaria”, da cineasta alagoana Laís Santos Araújo, que ganhou o prêmio especial de melhor curta-metragem na mostra Generation 14plus do Festival de Berlim. O filme aborda questões de gênero, raça e classe na vida de adolescentes periféricas. Outro destaque é a produção conjunta entre Alemanha e República Tcheca, “E Eu, Estou Dançando Também”, dirigido por Mohammad Valizadegan, que trata de questões religiosas e direitos humanos. Direto de Cannes, temos o vencedor do Prêmio Lights on Women, “Sonho de Rolinho Primavera”, da vietnamita Mai Vu, que também estará presente no festival.

Além das exibições nos conhecidos espaços culturais da cidade, como o Centro Cultural São Paulo, a Cinemateca Brasileira, o CineSesc, o Espaço Itaú de Cinema e o Museu da Imagem e do Som, o festival inova nesta edição ao levar alguns títulos para 40 locais na grande São Paulo, incluindo centros culturais, casas de cultura, ocupações e a Terra Indígena Jaraguá. Além disso, parte da programação estará disponível nas plataformas parceiras Itaú Cultural Play, Porta Curtas, Sesc Digital e Spcine Play.

Com tantas opções de filmes, o Curta Kinoforum promete oferecer uma experiência cinematográfica enriquecedora e diversificada ao público paulistano e visitantes. Não perca a oportunidade de prestigiar esse importante festival que celebra o talento e a criatividade de cineastas nacionais e internacionais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo