Em um post feito em seu perfil na última sexta-feira (19), Musk escreveu: “A triste verdade é que não existem grandes redes sociais no momento. Podemos fracassar, como muitos previram, mas faremos o possível para que haja pelo menos uma [grande plataforma]”. Essa declaração veio dois dias após o X apagar temporariamente imagens publicadas antes de 2014, o que gerou críticas dos usuários que lamentaram a perda de fotos icônicas da rede, como a selfie tirada por Ellen Degeneres com estrelas de Hollywood durante a cerimônia do Oscar, que se tornou a foto mais retuitada da história, e memes famosos como o da “Mônica Trintin na antena parabólica”.
Hoje (22), a plataforma esclareceu que houve uma falha que já foi solucionada, e as mídias antigas foram recuperadas. No entanto, essa situação ilustra o cenário de incerteza pelo qual a empresa vem passando desde o início da gestão de Musk, com a perda de anunciantes, diminuição nas receitas e desgaste da imagem da plataforma.
O bilionário tem promovido uma série de inovações que têm sido consideradas impopulares, como a mudança de nome e logotipo, a adoção de cobranças pelo uso da API e por selos de verificação, a limitação do número de mensagens enviadas por dia e até mesmo o boicote a links de empresas concorrentes na plataforma.
Internamente, Musk também realizou demissões em massa, cortes de equipes essenciais e contratou uma nova CEO, Linda Yaccarino, que ocupava o cargo de chefe de publicidade na NBCUniversal da Comcast. No entanto, todos esses esforços ainda não conseguiram reverter a situação de perdas financeiras da empresa, que está com uma grande carga de dívidas e teve uma queda de quase 50% na receita publicitária, de acordo com o próprio Musk.
É importante ressaltar que, como jornalista, não foi possível encontrar a fonte original do texto fornecido para realizar a devida citação e crédito ao autor da matéria.