DestaqueUOL

A Receita Federal autoriza a consulta ao quarto lote da declaração do Imposto de Renda. Confira o passo a passo.

A Receita Federal anunciou que a partir das 10h desta quinta-feira (24) estará aberta a consulta ao quarto lote de restituições do Imposto de Renda 2023. Neste lote, 6,1 milhões de contribuintes serão beneficiados com um crédito bancário que totaliza R$ 7,5 bilhões.

Este lote terá uma correção de 3,14% com base na Selic, a taxa básica de juros da economia, que está em 13,25% ao ano. Os valores serão pagos no dia 31 de agosto, próxima quinta-feira.

Do total a ser pago, mais de R$ 914,4 milhões serão destinados a pessoas com prioridade no pagamento. Essa prioridade se aplica a cerca de 12 mil idosos acima de 80 anos, 86,4 mil contribuintes entre 60 e 79 anos, 9.065 pessoas com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave, e 30,4 mil cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Além disso, há ainda mais de 219,3 mil contribuintes que, apesar de não terem prioridade legal, estão sendo contemplados porque utilizaram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber a restituição via Pix.

Outros 5,8 milhões de contribuintes que não possuem prioridade e entregaram a declaração até o dia 29 de maio também estão sendo contemplados neste lote.

É válido destacar que a consulta pode ser feita pela internet, no site da Receita Federal. Para isso, o contribuinte precisa informar o número do CPF, a data de nascimento e os dados solicitados na tela. No entanto, o sistema não informará o valor da restituição, apenas a data em que o pagamento será realizado, que será no dia 31 de agosto para quem está no quarto lote.

A Receita Federal também disponibiliza um aplicativo para tablet e celular, onde é possível consultar diretamente a liberação da restituição, bem como a situação cadastral do CPF.

O pagamento dos valores será feito diretamente na conta bancária informada na declaração de Imposto de Renda, podendo ser por meio de depósito direto ou indicação de chave Pix.

Caso o crédito não seja realizado por algum motivo, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Neste caso, o contribuinte poderá reagendar o crédito pelo Portal BB ou entrar em contato com a central de relacionamento do banco.

Se após um ano o contribuinte não resgatar o valor de sua restituição, deverá fazer o pedido por meio do Portal e-CAC.

Com a abertura da consulta ao quarto lote de restituições, muitos contribuintes ficarão aliviados ao receberem esse montante de volta, tornando-se uma boa oportunidade para regularizar suas finanças ou realizar investimentos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo