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A Qantas fecha acordo com Airbus e Boeing para a aquisição de 24 novas aeronaves.

A companhia aérea australiana Qantas fechou um pedido adicional para 12 Airbus A350-1000 e 12 Boeing 787 Dreamliner, como parte final do programa de renovação de sua frota. O anúncio foi feito hoje (24) pela empresa.

O pedido, conhecido como Projeto Fysh, envolve um investimento multibilionário e tem entrega programada a partir do ano fiscal de 2027. Dos Dreamliners encomendados, quatro serão da versão -9 e oito da variante -10. A substituição dos aviões da frota existente de A330, que terá em média 21 anos quando o processo de renovação começar, será realizada pelos novos Dreamliners.

Por outro lado, os A350 adicionais substituirão os dez A380, com as primeiras entregas previstas para 2028. Essa substituição marcará a aposentadoria do avião de dois andares no início da próxima década, em torno de 2032.

Com esse acordo, a Qantas ampliará sua frota com um total de 24 A350 e 26 787, respectivamente, o que possibilitará o aumento da oferta de assentos e a abertura de novas rotas internacionais.

Os novos 787 contarão com os motores General Electric GEnx, enquanto os A350 terão motores Rolls Royce Trent XWB-97, exclusivos para essa aeronave.

A Qantas já opera 14 Boeing 787-9 e espera receber o primeiro dos 12 Airbus A350-1000 encomendados em maio de 2022 até 2025. Esses aviões serão utilizados nos voos de ultralongo alcance do ‘Project Sunrise’, com os primeiros voos inaugurais previstos para o final de 2025, conectando diretamente Sydney a Londres e Nova York.

Além dos jatos de fuselagem larga, a companhia também receberá, a partir deste ano, 29 Airbus A220-300 e 20 A321XLR.

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