DestaqueUOL

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) finalmente reconhece o Atlético Mineiro como o legítimo campeão brasileiro de 1937.

A CBF reconhece título nacional do Atlético Mineiro conquistado em 1937

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta sexta-feira (25) que reconhecerá o título nacional do Atlético Mineiro conquistado no “Torneio Campeão dos Campeões” de 1937. Com isso, o clube passa a ser tricampeão nacional, somando-se aos títulos de 1971 e 2021.

O reconhecimento ocorreu após uma reunião entre representantes do Atlético Mineiro e membros da CBF na sede da entidade, no Rio de Janeiro. O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, assinou a homologação do título juntamente com outros membros da confederação.

O documento oficial afirma que o “Torneio dos Campeões disputado em 1937 foi extremamente relevante à época, em meio aos debates e divisões geradas no futebol brasileiro devido à defesa da implementação do profissionalismo entre os clubes”.

A homologação do título será comunicada à Conmebol e à FIFA, no entanto, não será considerada para efeitos de pontuação no Ranking Nacional de Clubes, na Conmebol e na FIFA.

Em nota, o Atlético Mineiro afirmou que “o reconhecimento faz justiça aos campeões nacionais daquele ano e devolve ao clube a honraria de ser o primeiro Campeão Brasileiro”.

O torneio Campeão dos Campeões foi promovido pela Federação Brasileira de Football em 1937 e contou com a participação dos campeões das ligas profissionais dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo. O Atlético Mineiro conquistou o título ao vencer a Portuguesa de Desportos, o Fluminense e o Rio Branco.

Na época, o futebol brasileiro era dividido entre federações nacionais, sendo que a Federação Brasileira de Football tinha os clubes profissionais como afiliados, enquanto a Confederação Brasileira de Desportos (CBD), precursora da CBF, tinha os times amadores e a seleção brasileira.

No pedido de reconhecimento do título, o Atlético Mineiro argumentou também o fato de a CBF ter reconhecido, em 2010, os títulos do Robertão e da Taça Brasil de Bahia, Santos, Cruzeiro, Botafogo, Palmeiras e Fluminense como campeões brasileiros.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo